robo tecnologia na saude

Tecnologia na saúde: de mapeamento de gene até enfermeiras-robô, conheça 6 robôs superimportantes

Os robôs estão chegando

tecnologia na saude

Então, como podemos aproveitar a tecnologia para transformar o setor de saúde?

Aqui estão os melhores exemplos da tecnologia na saúde. Vamos ver 6 exemplos reais:

 

1 – Da Vinci – Cirurgia robótica

Feito pela empresa americana Intuitive Surgical, da Vinci Surgical System é um robô cirúrgico avançado computador projetado para auxiliar com cirurgia complexa.

da vinci sistema cirurgico tecnologia na saude

Da Vinci Surgical System pode ser encontrado em hospitais em todo o mundo

Controlado por um cirurgião, ele imita a mão do cirurgião e os movimentos do pulso, permitindo-lhes realizar procedimentos delicados e tratar doenças como distúrbios da tireoide e doença cardíaca.

Em homenagem ao inventor do século XV, pintor, filósofo e homem renascentista: Leonardo da Vinci – que é conhecido por fazer avançar o estudo da anatomia humana – da Vinci Surgical System agora opera em hospitais em todo o mundo.

 

2 – Projeto genoma humano

O projeto genoma humano (HGP – Human Genome Project) foi um projeto de investigação científica internacional que propôs a sequência e o mapeamento de todo o ADN humano.

projeto genoma tecnologia e saude

Dados de DNA: o projeto genoma humano foi mais de uma década para ser feito.

Em fevereiro de 2001, o HGP publicou seus resultados: um 90 por cento completa a sequência de todos os 3 bilhões de pares no genoma humano.

Demorou mais de uma década para cientistas o decodificarem. E significa que os médicos agora podem sequenciar genes do paciente, tornando possível diagnosticar doenças como diabetes e propensão para condições tais como câncer muito antes que eles sequer se estabeleceram no que corpo da pessoa.

 

A tecnologia está trazendo inúmeros benefícios, você conhece as profissões que estão em alta em 2019 graças a era tecnológica? Clique aqui pra conhecer

 

3 – Assistente cirúrgico robô Senhance

Senhance, o assistente cirúrgico robótico desenvolvido pela TransEnterix, permite que os cirurgiões controlem braços robóticos ao examinar uma vista 3D do campo cirúrgico.

senhance robos

Cirurgiões podem utilizar Senhance durante procedimentos médicos

Podem até mesmo “sentir” a rigidez do tecido que estão operando com o braço robótico – crucial para quando se realiza uma cirurgia. Aprovado pela Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, esta máquina oferece olho de rastreamento também.

 

4 – O robô Pimenta – reconhece emoções

Embora pode parecer um dos robôs usados na série mais recente de The Apprentice, “Pimenta” da SoftBank Robótica é na verdade do mundo primeiro robô humanoide capaz de reconhecer as emoções humanas.

pimenta robo tecnologia na area da saude

Toque macio: Este robô humanoide pode reconhecer emoções humanas

Ele foi criado para se comunicar usando a voz e movimentos do corpo e tem sido empregado em lojas de varejo em todo o mundo.

Lançado no Reino Unido em 2016, Pimenta está sempre conectado à internet e a um ambiente de nuvem, significando que ele sempre terá as mais recentes informações.

 

5 – Robear – a enfermeira robô

Robear é um robô de cuidados de enfermagem desenvolvido pela RIKEN-SRK no Japão. A ideia por trás do robô era ajudar as pessoas, especialmente os idosos, recuperar alguma independência.

robear robo saude e tecnologia

Ajudar os idosos: Robear é forte o suficiente para levantar pacientes da cama

Robear é dito ser forte o suficiente para levantar pacientes fora da cama, mas também gentil o suficiente para proporcionar apoio, como eles se sentam em cadeiras de rodas.

 

6 – iKnife, o bisturi inteligente que detecta cancer

Em 2013, um bisturi “inteligente” foi desenvolvido para identificar tumores por cientistas do Imperial College de Londres.

ikinfe bisturi que detecta cancer

Brilhante descoberta: os bisturis poderiam revolucionar a detecção do câncer.

A iKnife é dita ser capaz de identificar com precisão o tecido canceroso, melhorando drasticamente a cirurgia de câncer. Esse bisturi identifica até se o tumor é primário ou metástase.

 

 

Esses são alguns dos avanços maravilhosos que a tecnologia proporciona a todos nós, na área médica.

Ainda bem que a tecnologia evolui exponencialmente!

Imagina só o que já está em teste, e tantas outras coisas surpreendentes que vão surgir.

E o benefício é nosso!! Olha como a nossa geração é privilegiada! Se tivéssemos nascido há 150, não iríamos ver o benefício disso tudo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *