estrategias de marketing digital

Marketing Digital – o que é

O que é Marketing Digital?

É fácil se enganar e pensar que habilidades digitais só são importantes para trabalhos específicos de tecnologia como desenvolvimento web ou web design.

Mas a verdade é que, com as necessidades de trabalho de hoje, habilidades digitais são habilidades de trabalho — um fato que é realçado pelo aumento nas carreiras relacionadas a marketing digital.

Em um outro artigo eu falei sobre Profissões em alta em 2019, e o Marketing Digital está lá 🙂 

marketing digital o que é

Marketing digital, como uma indústria que paga um salário médio anual de US $40.000 para posições Júnior e $63.000 para funções de níveis médio. Enquanto isso — de acordo com a análise de mercado, no mercado americano — 174.141 vagas de Marketing Digital de empregos foram postados em 2016, respondendo por 39% de 443.440 empregos de marketing global e proporcionando um aumento de 30% do trabalho de marketing digital do 2011.

E convenhamos, as coisas mudaram muito! Estamos em 2019! E o Marketing Digital está impregnado em todas as áreas de trabalho.

Como esses números crescem, marketing “digital” está se tornando sinônimo de marketing em geral — significando que adicionando habilidades digitais ao seu repertório, como de Produção de Conteúdo ou Gestão de Mídias Sociais você ganhará visibilidade, pois é uma necessidade hoje.

Ainda, antes de decidir que o marketing digital é ideal para você, você precisa entender o que é marketing digital, incluindo o que o diferencia do marketing tradicional, as competências necessárias, e como você pode aprendê-las.

A fim de responder a estas perguntas, reuni neste guia sobre o que o marketing digital se trata.

 

marketing online

Conteúdos desse artigo:

• O que é Marketing Digital?

• Marketing digital x Marketing tradicional

• Habilidades que você precisa para Marketing Digital

• Como aprender mais sobre Marketing Digital

 

 

O que é Marketing Digital? Uma definição simples

Marketing digital inclui todas as estratégias aplicadas on-line para comercializar produtos e serviços, para atingir audiências potenciais via computador, Tablet ou celular. Se você segue marcas ou influenciadores no Instagram, você está experimentando diariamente o marketing digital.

O mesmo acontece quando você toma um mergulho profundo nos resultados de pesquisa Google para encontrar qualquer coisa desde um jantar até novo local para onde encontrar cursos online.

estrategias de marketing

Eis por que Marketing Digital é a nova norma

De acordo com a Hubspot, uma importante empresa de software de marketing:

“Marketing sempre foi sobre a conexão com seu público no lugar certo e na hora certa. Hoje, o que significa é que você precisa conhecê-los onde eles já estão gastando tempo: na internet. “

Porque a internet é um lugar grande, virtual, e o marketing digital é usado por todos no varejo online local ou empresas globais que usam um site para anunciar seus produtos.

O que ilustra exatamente o porquê de o marketing digital ser um campo tão vasto e crescente.

Você pode pensar em empresas de qualquer tamanho que não têm uma presença online? Difícil né.

No início deste ano, um estudo de pesquisa Pew descobriu que cerca de 25%de adultos dos U.S.A. diz estão “constantemente” on-line e que 75% dos adultos americanos on-line uma vez por dia. Esse número está indo consistentemente para cima.

Como os consumidores estão mais horas online todos os dias, a procura de pessoas que podem organizar e implementar estratégias de Marketing Digitais bem sucedidas só está ficando maior.

Com isto em mente, vamos olhar para o que diferencia uma estratégia de marketing digital e marketing tradicional — e as habilidades que você vai precisar para se vender como um comerciante digital

 

Marketing Digital x Marketing tradicional

Digital Marketing e o tradicional mercado compartilham a mesma missão fundamental: identificação de um público-alvo e suas necessidades, conectando o público a produtos que preenchem suas necessidades e convencem o público de seguir com a compra de produtos.

No entanto, se conectar com clientes em um espaço virtual (marketing digital) envolve diferentes métodos de conexão do marketing tradicional. Aqui estão algumas das principais diferenças:

Marketing tradicional inclui:

Estratégias para o sucesso da empresa, claro.

Chegar aos localmente direcionados — exemplo: compra de impressão ou difusão de publicidade que é executado em áreas geográficas específicas.

Produzir materiais de marketing físicos — coisas como folhetos e catálogos.

Contando com canais de distribuição tradicionais —como televisão, jornal, revista e anúncios de rádio.

Eventos de marketing em pessoa — estabelecimento de uma presença de marca em conferências, convenções, seminários, etc.

Marketing digital inclui:

Personalizando uma audiência de uma população global — audiências digitas podem chegar em qualquer lugar com acesso à internet, ou seja, os profissionais de marketing digitas podem afinar suas audiências usando dados demográficos que melhor se adequam a sua campanha (não só região, como idade, sexo, preferências pessoais, etc).

Interação do público — ao contrário do marketing tradicional mais passivo (por exemplo, um visualizador de televisão assistindo a um comercial), os profissionais de marketing digitas são capazes de interagir diretamente com seu público através de fóruns como seções de comentário do site, contas de mídias sociais, e questionários interativos.

Usar vários canais de distribuição com base na audiência necessidades e preferências — conteúdo dinâmico da web permite que os profissionais de marketing digitas ofereça ao seu público uma variedade de canais de distribuição (incluindo vídeos do YouTube, posts de Instagram, artigos do blog e e-mails marketing), então deixando o público se envolver com os canais que os envolvem mais.

Eventos de marketing online — vistos posteriormente sob demanda ou similar para conferências e convenções no marketing tradicional, eventos on-line de marketing digital como webinars, demonstrações de produtos e cursos.

 

estrategias de marketing online

Que competências são necessárias para o Marketing Digital?

Enquanto as campanhas e estratégias de marketing tradicionais ainda contam uma parte significativa da indústria do marketing geral, o crescimento em curso e a evolução da mídia digital exigiu soluções digitais específicas para marketing on-line.

Com essas soluções vêm estratégias e habilidades específicas de Marketing Digital.

Conhecimentos aprofundados em: Search Engine Optimization (SEO), Marketing de Conteúdo e Social Media, estas três competências formam a base para qualquer estratégia de marketing digital bem sucedida.

 

SEO marketing digital

Search Engine Optimization (SEO)

Search Engine Optimization (ou SEO como é chamado no mundo do marketing digital) serve para certificar-se de que seu conteúdo on-line surge quando as pessoas buscam por isso on-line.

Sabe quando você usa o Google ou Yahoo ou Bing para procurar algo (“o que é marketing digital?”) e clicar no primeiro resultado de artigos que aparecem na parte superior da tela?

Isso é o que você quer que aconteça quando alguém pesquisa tópicos relevantes para o seu próprio produto ou negócio, e SEO é a maneira de chegar lá.

Melhores práticas de SEO podem ser aplicadas a qualquer conteúdo online (o texto real de vendas páginas, posts do blog, descrições de produto, etc.), bem como a arquitetura de um site. Trabalhar como um perito de SEO pode ser seu próprio nicho no campo de marketing digital, ou habilidades SEO podem ser emparelhadas com conteúdo de marketing (veja abaixo).

Habilidades SEO incluem:

Pesquisa de palavra-chave — usando ferramentas como Ahrefs e Moz para identificar (ou “Pesquisas no Google” e conduzir o tráfego para seu site.

Análise de tráfego de Web — usando ferramentas como o Google Analytics para analisar tendências e números de tráfego do seu site, e aprender a usar esses dados para informar e avaliar as suas práticas de SEO.

Saber como melhorar o rankeamento de um site, segundo as normas do Google. Novamente, isso inclui tanto criação de site, otimizando conteúdo, bem como melhorar a arquitetura do seu site.

Melhorias de arquitetura podem envolver o trabalho com os desenvolvedores da web sobre questões como o local de carregamento, velocidades, links desatualizados ou quebrados para URLs (endereços web) e otimizando HTML tags (etiquetas que identificam documentos HTML para visitar os navegadores da web).

Documentos e tutoriais do Google e do Moz são ótimas maneiras de começar a entender o SEO.

 

marketing digital estratégias

Marketing de conteúdo

Definido como: uma técnica de marketing com a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido — com o objetivo de dirigir a uma ação do leitor.

Plataformas on-line dão ao marketing digital a oportunidade única de criar e entregar este tipo de conteúdo para o seu público em uma base regular (e com custos de produção relativamente baixos).

Em vez de pagar caro para mídias tradicionais como TV ou revista,  uma página de artigo ou produto de blog com SEO otimizado pode ser Postado em um site da empresa e atrair usuários relevantes através de uma pesquisa no Google.

Além disso, um estratégia de marketing de conteúdo ultrapassa anúncios convencionais no sentido que — em consonância com a definição acima — fornece valor ativo para sua audiência (versus o valor limitado de publicidade em si). Porque entrega uma resposta a algo que aquele leitor/usuário da internet estava procurando.

Ao contrário de um anúncio tradicional que são estáticos, conteúdo de marketing digital pode evoluir para coincidir com o ponto particular em de um membro da audiência “funil de vendas” (história de um cliente namorando um produto ou serviço), continuando a fornecer valor com base nas suas necessidades específicas no momento.

Isso mantém uma audiência digital antes, durante e após a sua compra, criando a possibilidade de que hoje os leitores ou espectadores se tornarão os compradores de amanhã e que vão continuar a comprar e referir novos membros após sua compra inicial.

Comercialização de conteúdos digitais normalmente incluem:

Blog Posts — artigos que permitem identificar problemas do seu público (ou “pontos problemáticos”) e as maneiras de resolvê-los.

EBooks e guias — formar mais recursos que permitem que você explore os tópicos em maior profundidade.

Conteúdo de vídeo —cobertura de tópicos relevantes para seu público (frequentemente Postado em plataformas como o YouTube, que pode então ser incorporado em seu site).

Podcasts — conteúdo de áudio que pode ser hospedado em seu site e baixado pelo seu público.

E-mails marketing — boletins de notícias e anúncios de produtos enviados diretamente aos clientes potenciais.

Como mencionado acima, oferecer uma variedade de canais de conteúdo garante que você está fornecendo os potenciais clientes um produto que funciona melhor para eles, ao invés de ficar insistindo no “tamanho único” e perder os membros da audiência ao longo do caminho.

Marketing de conteúdo é vital para uma estratégia eficaz de marketing digital.

 

logos das midias sociais

Social Media Marketing

Meios de comunicação sociais — não são só para brigas online ou postar memes gato mais rs! O ponto é que a mídia social também é um pilar fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Uma presença forte de mídia social dá para a plateia outra maneira de se envolver com a sua marca fora de seu site.

Mídias sociais também funcionam, ao contrário, como um canal para trazer membros diretamente para você, seguindo o conteúdo vinculado em plataformas de mídia social para seu próprio blog ou site.

Na verdade, usando a mídia social para promover o blog ou páginas de produtos em seu site com os esforços de SEO – já que o influxo de novos pontos de vista combinado com SEO otimizando conteúdo – irão resultar num aumento dos rankings de resultado de busca.

Mídia social funciona como um megafone para seus esforços de conscientização de SEO e de marca – grife.

 

Conclusão

Agora você tem a informação de que o Marketing Digital é muito importante. E a tendência é de que ele se torne ainda mais importante no futuro, pois a internet está cada dia maior na vida das pessoas.marketing digital o que é

Então, se você tem afinidade com essa área, estude, se prepare, seja um profissional competente.

Hoje há muitos meios para estudarmos tudo o que quisermos e existem ótimas opções mesmo gratuitamente.

Em um próximo post eu vou falar mais sobre esse assunto, tá. Mas se você tem alguma crítica ou sugestão, me diga ai nos comentários, vou adorar 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *