conversar com robo

Conversar com robo – Benefícios do Chatbot

O que é um Chatbot?

Um chatbot é uma extensão automática de sua equipe que pode ajudar a conduzir conversas qualificadas e de qualidade com os visitantes do seu site.

Com o surgimento da internet e do chat online, a forma como as pessoas preferem se comunicar com as empresas mudou. Eles querem respostas instântaneas. Os chatbots permitem que você atinja e exceda as expectativas das pessoas, oferecendo a elas uma maneira rápida e sem atritos de se conectar com sua empresa.

77% dos consumidores esperam receber respostas instantâneas do chat em comparação com qualquer outro canal

Aceitar o marketing de conversação usando chatbots inteligentes significa estar presente para seus compradores em potencial e clientes atuais de acordo com a disponibilidade deles.

conversar com robo

 

Chatbots, conversar com o robo, vs. chat ao vivo

O bate-papo ao vivo é exatamente o que parece: conversar com uma pessoa real on-line em vez de um bot. Conversar com um humano é muito bom, mas o problema com o chat ao vivo é que ele não é escalável. Como seus representantes de vendas ou suporte podem responder imediatamente a todas as conversas?

Se você não puder responder aos seus clientes em 10 segundos ou menos, não estará oferecendo a melhor experiência possível. Os chatbos estão ai para ajudar as pessoas a comprar seus produtos. Fazer com que as pessoas esperem para obter as informações de que precisam.

 

Os consumidores são 4x mais propensos a preferir usar o chat a falar com um humano, pois é mais rápido

 

Os chatbots inteligentes, por outro lado, são um ganha-ganha. Eles permitem que você ofereça melhor atendimento ao cliente e dimensione seu funil de vendas. Os chatbots podem responder às perguntas dos visitantes em tempo real, agendar reuniões com os representantes de vendas e encaminhar as perguntas para a pessoa certa.

conversar com robo beneficios do chatbot

 

Os chatbots respondem instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo às pessoas o serviço sob demanda e flexível que aprenderam a esperar. E, ao contrário do chat ao vivo, os chatbots poupam dinheiro. Eles conectam os compradores a seus representantes de vendas mais rapidamente, gerando mais receita.

 

 

64% dos consumidores veem o maior benefício potencial dos chatbots que a capacidade de obter serviço 24 horas

 

Espera-se que as conversas do Chatbot tragam US $ 8 bilhões em redução de custos até 2022

 

Um chatbot serve para evitar que as conversas acabem e conectar o visitante às vendas o mais rápido possível.

O Bot faz perguntas e responde imediatamente para descobrir o melhor ser humano para você conversar – ou para fornecer a você as informações de que você precisa, sem nunca direcioná-lo para um ser humano, se você não quiser falar com um.

 

 

Por que você precisa de Chatbots?

  1. Eles correm 24/7/365 em seu site

Seus compradores podem obter respostas para suas perguntas em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

  1. Eles qualificam leads em seu website e podem substituir os formulários de leads

Atuando como assistentes virtuais inteligentes, os chatbots fazem suas perguntas de qualificação e criam leads em seu CRM – sem necessidade de formulários ou humanos.

  1. Eles agendam automaticamente reuniões para sua equipe de vendas

Receba reuniões reservadas para sua equipe de vendas enquanto elas dormem. Os chatbots podem aproveitar a disponibilidade de seus representantes de seus calendários e permitir que os leads reservem vagas abertas quando o lead for qualificado.

  1. Eles encaminham conversas para as pessoas certas

Seus representantes de vendas têm diferentes territórios e propriedade, dependendo do local ou do tamanho da empresa. Use as regras de roteamento do seu CRM para seus chatbots e garanta que seus visitantes cheguem às pessoas certas o mais rápido possível.

  1. Respondem às perguntas dos seus visitantes, obtendo informações da sua base de dados

Diferentes visitantes do site têm necessidades diferentes. Deixe seu chatbot responder imediatamente às perguntas de suporte dos clientes sincronizando seu bot com a base de conhecimento de sua empresa. Os bots extrairão os melhores nuggets para as perguntas específicas de seus clientes.

  1. Eles ajudam você a coletar e analisar as perguntas que seus visitantes têm

Contexto é rei. As conversas do chatbot gravadas automaticamente juntam seus representantes de vendas a todas as informações necessárias para pontuar e nutrir leads.

conversar com robo beneficios do chatbot

 

Como funcionam os chatbots IA?

Muitos chatbots confiam em IA (Inteligência Artificial) para simular como os humanos se comunicam. IA pode ser um assunto difícil de entender. Então, para simplificar, vamos considerar os três principais componentes dos chatbots:

  1. Aprendizado de máquina

Quando os chatbots podem melhorar automaticamente com a experiência.

  1. Processamento de linguagem natural

Quando os chatbots usam aprendizado de máquina para simular texto e linguagem produzidos por humanos.

  1. Anotação de dados humanos

Quando chatbots podem olhar para todo o contexto do que as pessoas estão dizendo para melhor responder.

Chatbots IA estão constantemente aprendendo e melhorando a partir de conversas. Eles falam exatamente como seus representantes humanos falam, porque é isso que eles estão aprendendo. E isso torna a experiência do cliente muito mais suave.

Bons chatbots usam a IA não para enganar as pessoas e pensar que elas são humanas, mas para entender exatamente o que seus visitantes estão pedindo e para responder melhor às suas perguntas.

É tudo sobre como tornar a experiência mais conversacional e dar às pessoas as informações de que precisam o mais rápido possível.

 

Estatísticas do Chatbot

 

Chatbots se tornaram globais. Todos os 195 países já estão usando o bate-papo on-line para iniciar conversas em sites de negócios, de acordo com o relatório sobre o estado de marketing de conversação. Os compradores preferem conversar com empresas por meio de chatbots do que por e-mail, telefone, aplicativos e até mesmo falar com um ser humano.

89% dos consumidores dizem que querem a opção de conversar com empresas através de ferramentas de conversação como o chatbots.

Funcionários de empresas de todos os portes e setores – incluindo os principais tomadores de decisão – estão frustrados com as experiências on-line tradicionais e querem conversas em tempo real.

Se você ainda não abraçou os chatbots, o que você está esperando?

 

Casos comuns de uso do Chatbot

 

Atuando como assistente pessoal de seu website, os chatbots ajudam com tudo, desde qualificar leads e reservar reuniões até responder a perguntas dos compradores e integrar novos clientes.

. Chatbots de marketing

Substitua seus formulários de lead por chatbots

Os formulários tornaram-se uma experiência terrível para o cliente – fazer com que os visitantes preencham formulários antes mesmo de falar com alguém e, em seguida, leve horas ou dias para receber uma resposta…

Ao remover todos os obstáculos e barreiras do seu site, você trata seus clientes em potencial como pessoas, em vez de leads e endereços de e-mail. Você pode obter todas as informações de que suas equipes de vendas e marketing precisam sem pedir a seus clientes em potencial que preencham 11 campos em um formulário de lead, enquanto o cabelo fica cinza.

Ao fornecer uma melhor experiência ao cliente, os chatbots proporcionam melhores resultados e diferenciam você da concorrência.

Use chatbots como uma “segunda rede” Descartar todos os seus formulários de lead pode não ser uma opção viável para você no momento. Mas adicionar chatbots ao seu site, além de formulários, oferece um segundo canal para geração e qualificação de leads.

conversar com robo beneficios do chatbot

. Chatbots de vendas

Reserve mais reuniões para sua equipe de vendas

Você pode automatizar todo o processo de agendamento de reuniões com chatbots. Os bots permitem que seus representantes de vendas forneçam conversas individuais em escala, o que seria impossível com bate-papo ao vivo, telefone ou e-mail.

Os chatbots não facilitam a vida dos seus representantes de vendas. Eles também ajudam você a se adaptar ao cenário de vendas em mudança e adotam uma abordagem voltada para o cliente.

Os bots fornecem aos visitantes uma linha em tempo real para sua equipe de vendas sem sobrecarregar seus representantes com perguntas não relacionadas. Com regras de roteamento inteligentes, você pode garantir que seus visitantes sempre cheguem às pessoas certas.

Mais e mais empresas B2B estão percebendo que os chatbots são a arma secreta de uma equipe de vendas.

 

A plataforma de capacitação de vendas SalesRabbit, por exemplo, aumentou seu número de reuniões de vendas em 40%, aumentou a produtividade em até 84% e gerou 50% de leads mais qualificados usando chatbots.

 

80% das empresas querem chatbots até 2020 (Oracle)

chat robot

. Chatbots de Atendimento ao Cliente

Responda automaticamente as perguntas do cliente

Não são apenas clientes em potencial que querem respostas imediatas para suas perguntas. Seus clientes também querem suporte sob demanda.

Mantenha conversas depois de converter um visitante em um cliente usando um chatbot para responder automaticamente às suas perguntas. Você pode integrar seu chatbot à sua base de conhecimento e enviar artigos aos clientes da sua Central de Ajuda, sem a necessidade de funcionários de suporte ou sistema de tickets.

Responder às perguntas urgentes dos seus clientes em tempo real ajudará você a criar um relacionamento de confiança com eles. O suporte de conversação é o futuro do atendimento ao cliente para empresas B2B, já que você se aproxima de seus clientes e ajuda a construir relacionamentos em escala.

Envie perguntas do cliente para um agente de suporte ao cliente dedicado

O funcionamento dos chatbot normalmente segue o seguinte: Às vezes, as perguntas de seus clientes exigem que um ser humano se envolva. Se a pergunta deles não for respondida em sua base de conhecimento, você poderá usar um chatbot para criar automaticamente tickets de suporte dentro da conversa. O tíquete será direcionado diretamente para o sistema de tíquetes da sua equipe de suporte.

Seus clientes receberão ajuda instantânea e sua equipe de vendas não ficará presa tentando responder a solicitações de suporte.

 

Conversando Chatbots

Configure a primeira reunião do seu cliente com um gerente de sucesso do cliente

Use o bate-papo para tornar seu processo de integração mais eficiente. Os bots podem compartilhar conteúdo útil e fazer perguntas relevantes para que seus clientes se envolvam com seu produto e preparem-se para a chamada de entrada.

Identifique as maiores necessidades de seus usuários durante o processo de integração e, em seguida, implemente os chatbots também chamados de playbooks (seu guia de vendas)que se alinham a essas necessidades.

Deixe os clientes saberem sobre um novo produto ou promoção.

Com algumas configurações, você pode acionar chatbots ou playbooks com base nas jornadas e ações do usuário. Por exemplo, conte aos novos usuários sobre um recurso específico 14 dias após eles configurarem a conta.

Você também pode anunciar atualizações de produtos ou informar aos usuários que seu site passará por manutenção sem exigir uma resposta.

 

Exemplos do Chatbot

Procurando por novas ideias de chatbot? Encontre inspiração em outros construtores do chatbot

 

 

Nove ideias de Chatbot você pode usar em seu site

  1. O segundo bot de rede

Se você não estiver pronto para abandonar todos os seus formulários de lead imediatamente, não se preocupe. Comece com o marketing de conversação sem reformular sua estratégia de marketing usando os chatbots como uma segunda rede para capturar e qualificar leads. Isso permite que os visitantes escolham como interagir com você, seja preenchendo um formulário estático ou conversando com um bot.

  1. Bot de portaria de página de preços 💸

Como a página de maior intenção em seu site, e a página com maior carga de atrito e cognitiva, sua página de preços é o local perfeito para um bot. Dê aos visitantes de alta intenção uma linha direta para sua equipe de vendas para que eles possam fazer uma compra com facilidade e rapidez..

  1. O bot de demonstração

Se alguém quiser uma demonstração do seu produto, torne-o ridiculamente fácil para ele. Apenas faça perguntas críticas necessárias para qualificar o lead ou personalizar a demonstração para o usuário. Se um visitante não quiser realmente uma demonstração, sugira algum conteúdo adicional ou pergunte quando ele estaria pronto para um antes de soltá-lo.

  1. Aumente sua lista de email

Use bots para aumentar sua lista de e-mail ou newsletter. Dê aos visitantes uma prévia para mostrar como seu conteúdo poderia ajudá-los e dar-lhes um motivo melhor para se inscreverem. Faça-o contextual, dizendo: Você também pode gostar de receber outras pessoas em sua caixa de entrada toda semana… ”

  1. O conversor de tráfego pago bot

Aproveite ao máximo o dinheiro que você gasta no Facebook, no Google ou em outros canais de publicidade. Complementar sua publicidade paga com os chatbots ajudará você a transformar o tráfego pago em leads qualificados. Para uma experiência perfeita, personalize sua mensagem de boas-vindas com base no conteúdo do anúncio em que seus visitantes clicaram.

  1. O bot imã

Use chatbots para subir de nível seus ímãs mais amados. Você pode fornecer ímãs de lead sem ter que criar landing pages adicionais fazendo com que seu chatbot faça perguntas de qualificação.

  1. O “você vem aqui muitas vezes” bot 👋

Os visitantes repetidos veem claramente o valor de seus produtos ou serviços. Você não quer deixá-los escapar pelos seus dedos. Inicie uma conversa enviando uma oferta de mensagem genuína e pessoal para ajudá-los com alguma coisa.

  1. O bot de faixa rápida ️💨

Nem todos os visitantes são seus clientes de sonho. Mas quando seus melhores clientes em potencial chegarem ao seu site, você deseja agir com rapidez. Acelere o processo de compra e encurte o ciclo de vendas, trazendo esses clientes de bom ajuste para a frente da linha. Crie manuais de jogo personalizados que conectem seus melhores leads à sua equipe de vendas.

41% das pessoas que iniciam conversas online com empresas são executivos

  1. A conversa inicial bot 🙋

Não há nada pior do que lidar com a mensagem “hey” sem vida. Não ponha seus visitantes nisso. Inicie mais conversas no seu site fazendo as perguntas certas. Escreva em conversação e converse com seus visitantes.

 

 

Pense no Chatbot em seu site

A boa notícia: criar um chatbot é muito mais fácil do que você pensa. Você pode configurar um chatbot personalizado para sua empresa em menos de 20 minutos.

Como você pode garantir que seu chatbot ajudará a atingir suas metas de negócios?

Conceitua a experiência de compra do ponto de vista de seus futuros clientes.

Primeiras coisas primeiro: Crie sua estratégia de chatbot. Sua estratégia deve ser específica para o seu negócio e, mais importante, para seus clientes futuros e atuais.

Para mapear as conversas que seus clientes desejam ter com sua empresa, seu plano deve responder a estas cinco perguntas principais:

  1. O que?

Qual página da Web ou parte do conteúdo são seus visitantes?

  1. Quem?

Com quem você está se engajando no seu site? O que sabemos sobre eles?

  1. Onde?

De onde eles vieram? Foi um anúncio em particular, uma campanha de incentivo ou uma fonte específica que os levou até você?

  1. Por quê?

Por que eles estão aqui com você agora? Eles têm uma pergunta? Eles precisam de orientação? Eles estão prontos para falar com vendas ou precisam de apoio?

  1. Quando?

Esta é uma pergunta complicada. O momento certo para se envolver com um comprador é sempre agora – quando o comprador em potencial está mostrando intenção ou interesse.

 

planejar chat robot

 

Dica rápida: crie seu primeiro chatbot ou manual para suas páginas com maior tráfego, como sua página inicial, página de preços e entre em contato.

 

Escrevendo para Chatbots

 

Siga esta estrutura de três etapas para escrever um script vencedor do chatbot:

  1. Envolva

Aqui é onde você recebe o convidado com uma mensagem de boas-vindas. Existem algumas maneiras comuns de começar uma conversa:

Pergunte: essa primeira pergunta pode fazer ou quebrar sua taxa de engajamento. Para atrair a atenção de seus visitantes, a linha de abertura deve ser original. Faça uma pergunta específica sobre o ponto de dor que sua empresa ajuda a resolver. Pense em perguntas que você gostaria de saber a resposta e que seus visitantes teriam valor em responder.

Não há necessidade de complicar demais as coisas – basta abandonar o jargão dos negócios e escrever como você faria com seus amigos no WhatsApp ou no Messenger.

Sim, seu chatbot é um chat robot, mas não precisa soar como um. Mais uma vez, não se trata de levar os visitantes a pensar que o seu bot é humano, mas você quer permitir uma conversa natural. Não tenha medo de mostrar alguma personalidade e seja atrevido e engraçado se estiver alinhado com o tom de sua marca.

robo chat

Dica rápida: seja consistente com a personalidade da sua marca e seu tom de voz. Você diria isso em voz alta? Quando duvidar, pare com isso.

Reconheça: abra a conversa reconhecendo o retorno do tráfego e do tráfego proveniente de anúncios ou campanhas. Para fazê-los parecer VIPs, confirme suas contas de segmentação por nome da empresa e use tokens de personalização para visitantes recorrentes.

Diga em qual página eles estão e como chegaram ao seu site. Deixe claro que você os trouxe aqui por um motivo, então entregue essa razão através de sua proposta de valor e prova social.

Dica rápida: Varie suas mensagens de confirmação para parecer mais humano. Evite apenas escrever “OK” e mudar as coisas com respostas como “Entendi, obrigado!”

  1. Entenda

Neste ponto, você quer ter uma melhor noção de com quem está se engajando. Entender quem são e o que precisam ajudará você a recomendar o que devem fazer em seguida.

Vamos dizer mais alto para as pessoas nas costas: ninguém quer saber como o seu produto é ótimo. Faça a conversa sobre seus visitantes, não sobre sua empresa. Afinal, o seu comprador tem todo o poder.

Qualifique-se: que perguntas sua equipe de vendas sempre faz? Deixe seu bot fazer o trabalho pesado e faça as perguntas. Fique longe de perguntas do tipo formulário, como nome e sobrenome, e siga as perguntas de qualificação que sua equipe de vendas precisa saber.

Mas lembre-se de dar antes de começar. Certifique-se de sempre responder às perguntas dos visitantes antes de fazer as perguntas. Sempre que possível, acompanhe suas respostas com uma pergunta para continuar a conversa. Dessa forma, você sempre agrega valor a seus compradores.

Dica rápida: se você receber o e-mail comercial do visitante, provavelmente não precisará solicitar o primeiro nome dele por causa dos serviços de aprimoramento de dados.

Rota: quando chegar a hora de conectar seu visitante a sua equipe de vendas, garanta que o representante certo seja encaminhado para a conversa no momento certo. Você pode aproveitar a geografia, o comportamento do URL / website, as informações corporativas ou outras regras de roteamento na sua plataforma do chatbot.

Desqualificar: A desclassificação é tão importante quanto a qualificação. Faça perguntas que lhe dirá se um visitante é inadequado para sua empresa, para que você possa orientá-lo em outras partes do seu site para o autoaprendizado, em vez de direcioná-lo para sua equipe.

Dica rápida: certifique-se de que cada sentença impulsione a conversa e aproxime seu visitante da meta.

  1. Recomende

Você descobriu que seu visitante é uma excelente opção para seus produtos ou serviços – parabéns! Mas espere, agora o que? Convide seu visitante para realizar um dos próximos passos:

Bate-papo agora: direcione seu representante de vendas, de negócios ou de conversação para ter uma conversa ao vivo com seu visitante ou comprador.

Conheça agora: Envie um convite para a reunião para o membro da equipe certo.

Programação: descarte um calendário conectado do membro da equipe certo para a conversa.

Mas e se alguém não estiver pronto para marcar uma reunião?

 

ai online

 

Guia: pergunte a eles que tipo de recursos eles gostariam de ler. Em seguida, compartilhe conteúdo como e-books que os orientem mais abaixo em seu funil.

Cuidar: se seu visitante ainda não estiver pronto para embarcar, peça que o e-mail os inscreva em uma sequência de criação.

Com base nas ações que eles realizaram em um manual específico, mostre aos visitantes uma sequência mais específica na próxima vez que acessarem seu site para fornecer uma experiência mais segmentada.

 

Dicas para aumentar a taxa de conversão do Chatbot

 

Boas conversas geram conversões. Saiba como otimizar os chatbots para ajudar seus clientes a converter.

Testar as coisas

Sempre esteja testando. Crie alguns tipos diferentes de perguntas e follow-ups e veja como seus visitantes respondem. Analise suas conversas e verifique as perguntas que muitas pessoas fizeram e se houve uma resposta que você esqueceu. Analisar 50 ou mais transcrições pode ajudar você a melhorar o desempenho do seu robô.

Mantenha as perguntas simples no começo

Simples é sempre melhor. Faça perguntas claras e simples para evitar sobrecarregar seus visitantes e mantê-los envolvidos. Além disso, mantenha seus objetivos em mente ao redigir suas perguntas para garantir que você reúna todas as informações de que precisa.

Quando se trata de mensagens, menos é mais. Limite cada bloco de texto a menos de 150 caracteres – cada mensagem não deve exceder três linhas de texto em dispositivos móveis – para manter os visitantes envolvidos.

Dê suas perguntas algumas opções

Exiba algumas opções de resposta para alertar seus visitantes sobre diferentes fluxos para os quais você já tem respostas. Por exemplo, pergunte “Como você está pensando em usar o [nome da sua empresa] ou“ Como você ficou sabendo sobre nós? ”E ofereça uma lista de possíveis respostas nos botões.

ai online

 

Comece pequeno

Oprimido por adicionar chatbots para o seu site? Basta começar pequeno e dar um passo de cada vez. Você pode testar seu bot com um pequeno grupo de pessoas no início, como qualquer pessoa que tenha visitado sua página do produto três vezes. Veja como as coisas correm, repita e teste com um novo grupo.

Como escolher a melhor plataforma Chatbot

Recursos do Chatbot para procurar

Nem todas as plataformas do chatbot são criadas iguais. Ao decidir qual chatbot usar em seu site, faça as seguintes perguntas:

É fácil construir e projetar uma conversa?

O design de conversas é mais do que apenas escrever uma cópia – é necessário considerar todo o fluxo e a construção.

Mas isso não significa construir conversas deve ser complicado. Deve ser tão intuitivo quanto o envio de mensagens no Slack, no Messenger ou em qualquer outro lugar. Não é necessário manual de 50 páginas. Ter um construtor visual tornará o processo mais acessível e mais fácil de entender.

Vem com playbooks pré-embalados?

Enquanto você tem ótimos truques na manga graças a este guia, criar um chatbot ainda pode parecer um grande feito.

Ter acesso a playbooks pré-embalados torna muito mais fácil começar. Você não ficará olhando para uma página em branco, mas poderá (literalmente) tirar uma página do livro de um especialista.

Oferece segmentação inteligente?

O envio de mensagens direcionadas e personalizadas para seus visitantes é a melhor maneira de obter a atenção deles. Segmentação inteligente significa que você pode envolver melhor as pessoas com quem você realmente quer conversar.

Com dados enriquecidos, você pode ver informações sobre a empresa do visitante (dados da empresa) e as ferramentas que estão usando (informações técnicas) e adaptar suas mensagens de acordo.

Economiza automaticamente conversas?

Você quer armar sua equipe de vendas com o contexto suculento de conversas. Com as conversas salvas automaticamente, seus representantes não precisam procurar informações. E você pode transferir todos os scripts para outros sistemas, se necessário.

Se você não estiver usando chatbots para envolver seus clientes atuais e futuros em tempo real, estará perdendo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *